quarta-feira, 16 de junho de 2010

O meu salário na contabilidade de Aécio Neves

Recebi um email com a entrevista de um economista que fala sobre a aplicação da contabilidade criativa no Governo de Minas Gerais (http://www.brasilia confidencial. inf.br/?p= 16006). Contabilidade criativa é o termo usado quando os administradores utilizam brechas nas normas e leis contábeis e financeiras para driblar as regras e produzir resultados que não condizem com a realidade dos fatos. É a prática de ocultar resultados negativos das atividades ou produzir melhores resultados em relação aos que foram efetivamente alcançados. Exceto quando provoca prejuízos para investidores, acionistas ou fornecedores, a contabilidade criativa não se configura como crime, já que se vale de brechas, omissões e falta de melhor regulamentação das regras contábeis para produzir resultados mais favoráveis para a entidade privada ou pública. Mas, ao prejudicar a credibilidade das informações apresentadas, induzindo seus usuários a erros de avaliação, representa uma prática eticamente condenável.

É o que ele diz acontecer no Estado de Minas Gerais, onde a realidade patrimonial e financeira é maquiada, por meio da manipulação de dados contábeis, para apresentar uma imagem mais favorável de seu desempenho.

Aí eu pensei no meu salário de servidora estadual concursada. Fiz e refiz algumas contas e olha o que descobri:
- o registro mais antigo que consegui sobre minha remuneração corresponde a julho/2007 (to com preguiça de pesquisar mais amiúde...), quando ela correspondia a 4,23x;
- de lá pra cá, tivemos um aumento salarial de 5%,  um enquadramento em plano de carreira (que não tínhamos até então) e outro aumento agora de 10%;
- com todos esses ganhos, minha remuneração atual corresponde a 3,68x.

É tão interessante que vale a pena repetir: após um aumento de 5%, duas progressões em plano de carreira e um aumento de 10% sobre tudo isso, em 3 anos, minha remuneração foi de 4,23x para 3,68x.

Essa é a matemática de Aécio Neves, essa é a matemática do Governo de Minas Gerais. Essa é a situação de uma besta quadrada que optou por estabilidade no emprego em detrimento da carreira.

Cadê meu sindicato?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário